Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Jovens de Duque de Caxias se preparam para realizar intercâmbio esportivo escolar em Cuba.



Cuba possui cerca de 11 milhões de habitantes e se orgulha de ser uma referência no esporte olímpico. Das escolas e universidades surgiram nomes, como, o saltador Javier Sotomayor e o boxeador Teófilo Stevenson. Uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias permitirá que uma delegação de jovens do município formada por 12 pessoas, tenha no mês de setembro, a oportunidade de acompanhar de perto com visitas, reuniões e capacitações, os caminhos que levaram o pequeno país da América Central, com a mesma população do Estado do Rio de Janeiro, ter em sua história 208 medalhas olímpicas, contra 108 do Brasil. 

 O intercâmbio terá como meta o conhecimento técnico e a assimilação da experiência cubana nas áreas de educação física escolar, esporte e lazer, com vistas à celebração de convênio entre o município e Cuba, objetivando através de uma parceria com o Instituto Nacional de Educação Física, Esporte e Lazer de Cuba (INDER), o desenvolvimento sustentável da cultura física do município. 

A delegação será formada por profissionais das áreas do esporte, educação, Coordenadoria Municipal da Juventude (CJUV) e da Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico de Políticas Sociais (FUNDEC). Estão confirmados no intercâmbio: os subsecretários de Educação, Moisés da Amora e Daniela Pereira da Silva, o subsecretário de Esporte e Lazer, Juarez Silva dos Santos e Paulo Renato Gonçalves, atleta do caratê que representará os desportistas de Caxias. Haverá ainda a parceria com a Universidade Unigranrio, que terá na delegação o diretor da unidade de Santa Cruz da Serra, Hermenegildo Ramim e o presidente do diretório central estudantil, Felipe Magalhães 

- “A ideia é firmamos um convênio de cooperação técnica esportiva e educacional identificando um diagnóstico de diretrizes a serem implementados. O esporte cubano é um dos mais respeitado no mundo, eles conquistaram mais ouro em Olimpíadas que todos os países da América do Sul”, disse o coordenador municipal de projetos especiais em Educação Física, Esporte e Lazer, Alex Simões Cardoso, com licenciatura em duas universidades cubanas, que estará chefiando a delegação em solo cubano, além de acumular seis anos de moradia em Havana. 

No dia 18/08/2014 ocorreu na prefeitura o terceiro encontro técnico para traçar os objetivos específicos do intercâmbio. 

A professora de Ciência Social e Política, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Zuleide Faria de Melo, presidente da Associação Cultural José Martí, fez um relato das peculiaridades culturais de Cuba, relembrando momentos marcantes do país, como, a Revolução dos anos 60 e a conquista como o primeiro país do continente americano livre do analfabetismo, demonstrando o trabalho educacional que se estende ao esporte.

 - “O socialismo abre a possibilidade para que todos sejam iguais, mas também para que todos sejam diferentes. Que todos tenham acesso ao básico para que desenvolvam suas potencialidades. O país manteve vigente sua solidariedade, a Ilha Caribenha acolheu muitos brasileiros perseguidos políticos e seus familiares”, disse Zuleide, que abordou ainda os conceitos de democracia e direitos humanos. 

Todos estes encontros que precedem a viagem contam com a participação da secretária municipal de Ações Institucionais e Comunicação, Tatyane Lima, e o secretário de Planejamento, Urbanismo e Habitação, Luiz Edmundo da Costa Leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário