Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

domingo, 3 de junho de 2012

Primeira Cirurgia de Reconstrução Facial com Titânio Sintetizado é realizada em Cuba.


Na quarta-feira 23 de maio de 2012 realizou-se no Centro Médico de Pesquisas em Investigações Cirúrgicas de Cuba (Cimeq) uma reconstrução facial usando um implante de titânio sinterizado , a primeira cirurgia desse tipo no País. 

Nesta cirurgia, parte do "Programa Nacional para a Reabilitação da face e prótese maxilo-facial", envolvendo uma equipe multidisciplinar sob o enfoque de um estudo multicêntrico. 

O procedimento consiste em reproduzir um pedaço como as estruturas ósseas em causa. Para isso, uma reconstrução tridimensional com a ajuda de técnicas de imagiologia de tomografia computadorizada. Subsequentemente, um modelo é fabricado utilizando uma máquina de prototipagem rápida. 

A operação foi realizada em um paciente de 18 anos de idade com uma deformidade facial, uma conseqüência da cirurgia oncológica na região esquerda orbital. O progresso do paciente até agora tem sido satisfatório. 

Devido à complexidade dos procedimentos envolvidos nesta técnica , ela costuma ser realizada principalmente nos centros de pesquisas médicas e cientificas altamente especializados , em países desenvolvidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário