Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

terça-feira, 5 de junho de 2012

A falta de um Programa de Conscientização Pública, faz bairros sofrerem com moscas, mosquitos e ratos.

Por Alessandro Mendes,


Segundo o Ministério da Educação (MEC), promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente é um dever atribuído ao Estado pela Constituição Federal em seu art. 225 § 1º inciso VI.  e, além da Constituição, o MEC trabalha sob os preceitos da Lei nº 9.795/1999 que institui a Política Nacional de Educação Ambiental e o Decreto nº 4.281/2002 que a regulamenta, em seu art. 2º, que a educação ambiental é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente, de forma articulada, em todos os níveis e modalidades do processo educativo, em caráter formal e não-formal.

Mas não vemos essa conscientização pública no município de Duque de Caxias, pois a precariedade no serviço de coleta de lixo, ainda atinge diversos bairros da cidade que é segunda arrecadação do estado do Rio de Janeiro e a décima quinta arrecadação do Brasil. No bairro Centenário, um dos bairros mais próximos do Centro de Duque de Caxias, encontramos diversas esquinas com montanhas de lixo, que são "habitados" por moscas, mosquitos e ratos.

A falta de uma coleta regular de lixo e a falta de conscientização pública, faz os moradores largarem as suas sacolas de lixo nas esquinas, causando risco de transmissão de doenças, a equipe do Blog do Black, flagrou na esquina da rua Seabra Sobrinho com a Francisca Tomé (bairro Centenário) um amontoeiro de lixo com um carro carborizado entre os lixos e segundo os moradores, o carro já tem quase dois meses na esquina e os lixos já viraram "habitat" natural dos ratos, baratas, mosquitos e moscas.

Pedimos que a Prefeitura de Duque de Caxias, envie uns caminhões para recolher esses entulhos e lixos que estão espalhados por todo o Centenário e inicie um programa de conscientização pública.

Nenhum comentário:

Postar um comentário