Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

domingo, 6 de maio de 2012

Pesquisas apontam vitória do Socialista Hollande na França


O socialista François Hollande foi eleito presidente da França ao obter neste domingo entre 52% e 53,3% dos votos no segundo turno das eleições presidenciais, segundo as estimativas de quatro institutos de pesquisa. De acordo com os institutos CSA, TNS Sofres e Ipsos, o candidato socialista obteve 52% dos votos, frente a 48% de seu adversário, o presidente conservador Nicolas Sarkozy. As estimativas do instituto Harris Interactive oscilam entre 52,7% e 53,3% a favor de Hollande. 

 No primeiro turno, realizado em 22 de abril passado, Hollande foi o mais votado com 28,63% dos votos, frente a 27,18% para Sarkozy. 

Caso esses resultados se confirmem nas urnas, Hollande vai se converter no segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995. 

 As votações começaram neste domingo na França metropolitana (parte europeia do país, pois, no ultramar o pleito iniciou no sábado) às 8h locais (3h de Brasília). Os últimos colégios eleitorais devem fechar às 20h locais (15h de Brasília). Cerca de 45,5 milhões de franceses foram convocados a exercer seu direito de voto para decidir quem será o chefe de governo durante os próximos cinco anos. 

A campanha eleitoral no segundo turno foi influenciada pelo chocante desempenho do partido de extrema direita Frente Nacional, da candidata Marine Le Pen, que conquistou cerca de 18% dos votos no primeiro turno, o que levou Sarkozy a mudar seu discurso político e se aproximar do eleitorado dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário