Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

domingo, 6 de maio de 2012

Hollande é oficialmente o novo presidente da França e assume dia 15


O candidato socialista François Hollande é oficialmente o novo presidente da França, após vencer o segundo turno das eleições para o Palácio do Eliseu, neste domingo. 

O presidente conservador Nicolas Sarkozy reconheceu a derrota para o adversário, que assumirá o cargo em 15 de maio. Hollande teve 50,8% dos votos, ante 49,2% do rival e candidato à reeleição Nicolas Sarkozy, com 67% das urnas apuradas, conforme divulgou neste domingo a rede americana CNN. 

Em pesquisa de boca de urna da emissora France 2, o socialista tem 51,9%, contra 48,1% de Sarkozy. Em discurso a seus partidários, o presidente conservador já admitiu a derrota para o socialista e afirmou que ligou para Hollande, desejando-lhe "boa sorte".Pouco antes do fechamento das urnas, pelo menos quatro institutos de pesquisa (CSA, TNS Sofres, Ipsos e Harris Interactive) já apontavam uma preferência eleitoral acima de 50% para Hollande. 

Com essa virtual vitória, ele se torna o segundo presidente socialista da Quinta República Francesa fundada pelo general Charles De Gaulle em 1958, depois de François Mitterrand, chefe de Estado de 1981 a 1995.  

Merkel e Cameron ligam para Hollande para dar parabéns por vitória - A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, e o primeiro-ministro conservador britânico, David Cameron, telefonaram na noite deste domingo para o socialista François Hollande, para cumprimentá-lo pela vitória nas eleições presidenciais francesas. 

De acordo com o diretor de campanha do socialista, Pierre Moscovici, Merkel marcou um primeiro encontro com o presidente eleito e incentivou que trabalhassem junto pela relação entre os dois países e pela Europa. "Merkel o convidou a visitar Berlim, o que fará rapidamente após a posse". Hollande assumirá a presidência até o dia 15 de maio. 

Mais cedo, a sede do governo britânico confirmou a ligação de David Cameron para François Hollande. "O premiê telefonou ao presidente eleito Hollande esta noite para felicitá-lo por sua vitória. Estão impacientes para trabalhar muito estreitamente e para construir uma relação muito próxima, que já existe entre Grã-Bretanha e França", declarou um porta-voz de Cameron. Segundo o diretor da campanha socialista, Hollande deve conversar por telefone com o presidente americano, Barack Obama, ainda na noite deste domingo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário