Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

terça-feira, 4 de outubro de 2011

USP lidera ranking das melhores universidades latino americanas.



A USP está em primeiro lugar em um ranking de universidades latinas divulgado nesta terça-feira pelo QS (Quacquarelli Symonds), do Reino Unido.

A lista traz 200 universidades da região. Entre as dez primeiras estão três brasileiras: a USP, a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Assim como no ranking mundial do QS, divulgado em setembro, na lista latina 50% da nota que cada instituição recebe considera a "percepção" internacional que se tem das universidades.

Esses dados são levantados por meio de questionários respondidos por cientistas e empresários renomados de todo o mundo.

A diferença é que, na lista latina, a opinião dos empresários tem o dobro do valor do que na lista mundial.

Outra alteração metodológica é que o QS diminuiu de 20% para 10% o valor das citações por artigo científico na nota das universidades no ranking latino. Esse é o principal indicador de impacto da produção científica.

Os outros 10% ficaram com um novo indicador, chamado de "impacto na internet".

"Esse indicador considera a quantidade de páginas e arquivos disponíveis na internet correspondentes à instituição e a visibilidade desse material", disse à Folha Simona Bizzozero, diretora regional de marketing do QS.

Critérios como a internacionalização das universidades (quantidade de professores e de alunos estrangeiros), que têm um peso significativo nas listas mundiais de universidades, ficaram de fora no ranking latino.

"Universidades latinas não são bem representadas no ranking mundial. Por isso resolvemos adaptar alguns critérios para considerar o contexto latino", explicou Danny Byrne, editor da listagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário