Início Fotos Orkut TV Blog Fale Conosco Cadastre-se

sábado, 10 de setembro de 2011

Fortes chuvas arrasam pelo menos 36 cidades no estado de Santa Catarina.




Boletim divulgado pela Defesa Civil às 21h desta sexta-feira mostra que subiu para 34 o número de municípios em situação de emergência devido às chuvas que atingem Santa Catarina. Outros dois municípios decretaram calamidade pública. A Defesa Civil contabiliza uma pessoa morta em decorrência das chuvas --no entanto, segundo prefeituras, o número pode chegar a três. As chuvas, que atingem o Estado desde a última quarta-feira (7), atinge, no total, 819.338 pessoas em 86 cidades.

Em Guabiruba, Valdemiro Carminatti, 66, morreu. As outras duas mortes --dois adolescentes-- foram confirmadas pela Prefeitura de Rio do Sul. Eles usavam uma canoa em uma rua alagada, quando encostaram o remo na fiação elétrica --ambos morreram eletrocutados. As duas mortes, no entanto, ainda não contabilizadas pela Defesa Civil do Estado.

De acordo com a Defesa Civil, entre as cidades em emergência estão Florianópolis, Ilhota e Navegantes. Decretaram calamidade os municípios de Brusque e Rio do Sul.

Do total de pessoas afetadas, são 57.481 desalojadas (estão em casas de amigos e parentes) e 8.220 desabrigadas (dependem de abrigos públicos).

Às 18h, o nível do rio Itajaí-Açu estava em 12,29 metros em Blumenau --a partir de 8 metros o rio começa a inundar a cidade. A cheia do rio Itajaí-Açu desprendeu as réguas usadas para medição do nível da água no posto fluviométrico Beira Rio. A medição do nível da água em Blumenau é feita agora com réguas localizadas na empresa Sulfabril, de acordo com o CEOPS (Centro de Operação do Sistema de Alerta).

Em novembro de 2008, as fortes chuvas causaram deslizamentos e enchentes em Santa Catarina. O desastre provocou mortes em 16 cidades. Ao menos 62 municípios decretaram situação de emergência. No total, 135 pessoas morreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário